Lojas usam inteligência artificial para tirar dúvidas dos clientes


15 de fevereiro de 2019 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Post


ai2

Alto-falantes inteligentes e assistentes de voz têm se popularizado cada vez mais nos smartphones e nos lares das pessoas. Mas o potencial desse tipo de inteligência artificial (AI) ainda permanece pouco explorado pelas redes de varejo. Quem está inovando nesse setor é a empresa The Mars Agency, que criou o Smart Aisle, uma plataforma de AI para lojas.

O Smart Aisle se descreve como o primeiro assistente de voz para compras de varejo do mundo. A ideia é simples: fornecer aos consumidores ferramentas intuitivas de seleção de produtos, informação e suporte às compras — tudo isso na frente das prateleiras, enquanto a pessoa está olhando os itens. É possível interagir com o assistente de voz fazendo perguntas que são respondidas pela máquina.

Inteligência Artificial (Foto: Reprodução/Vimeo)

Para usar o assistente de voz, basta se posicionar no local indicado e começar a falar com a prateleira (Foto: Reprodução/Vimeo).

O sistema pode ser personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada ponto comercial e tem como objetivo aumentar o tráfego da loja, a conversão de vendas e a fidelidade do cliente.

Na prática, o Smart Aisle atua como um vendedor disposto a dar opiniões, sugestões e explicações sobre os produtos. Só que tudo acontece por meio de alto-falantes equipados com inteligência artificial.

Inteligência Artificial (Foto: Reprodução/Vimeo)

O assistente de voz tira dúvidas e fornece informações sobre produtos  (Foto: Reprodução/Vimeo)

O assistente virtual é capaz de sugerir presentes, por exemplo, de acordo com a idade e as preferências das pessoas. A invenção já está sendo usada nos Estados Unidos na loja de bebidas Bottlerocket, em Nova York, e em cinco unidades da rede BevMo!, também de bebidas alcoólicas.

Um vídeo postado pela empresa criadora do sistema mostra seu funcionamento. Confira abaixo:

Fonte:  PEGN
Comentários